VIRANDO A PÁGINA DA ALFABETIZAÇÃO

PROGRAMA DE ATIVIDADE DE LEITURA (RAP)

A Diretoria concordou em tornar o RAP uma iniciativa de serviço prolongada pelos próximos 10 anos (msg do PIP Madden em 11/02/2013).

RESUMO EXECUTIVO DA REUNIÃO DA DIRETORIA INTERNACIONAL SCOTTSDALE, ARIZONA, EUA 5 a 8 de OUTUBRO DE 2014
COMITÊ DE ATIVIDADES DE SERVIÇO

1. Estabeleceu os cargos de Assessor do Programa de Atividade de Leitura (RAP) de Distrito e de Distrito Múltiplo, começando no ano fiscal de 2015-2016, e incentivou a todos os presidentes de conselho a nomearem um assessor do RAP para um mandato de um ano

Click aqui e Consulte o Guia do RAP para iniciar o projeto.

Acesse Aqui!!! a página do Programa de Atividade de Leitura no Lions Internacional

"O RAP e outras atividades de serviço são o pilar principal do que essencialmente somos e do que fazemos, além de requisito tanto para o Prêmio de Excelência de Clube e Prêmio de Excelência da Equipe do Governador"

Instruções e orientações sobre esses dois prêmios podem ser obtidas Clicando Aqui!!!

O Programa de Ação de Leitura é uma chamada à ação para todos os Lions Clubes ao redor do mundo para organizarem projetos e atividades de serviços que ressaltem a importância da leitura e abordem necessidades específicas relacionadas à alfabetização dentro de suas comunidades.

Há cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo hoje que não sabe ler. Este fato é assombroso devido à importância da capacidade de ler para a aprendizagem e o desenvolvimento. A alfabetização não apenas forma a base para o sucesso acadêmico, ocupacional, social e individual, mas também pode dar poder a comunidades para lutar contra a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, conquistar a igualdade de gênero e assegurar a paz e a democracia.

VIRANDO A PÁGINA DA ALFABETIZAÇÃO

Os Leões podem ajudar de 5 formas

1.Voluntariando-se em um Programa de Leitura após a aula

2.Organizando voluntários para serem tutores em escolas locais

3.Lendo para crianças em bibliotecas locais

4.Coletando livros e materiais educativos par doar

5.Estabelecendo um Programa de Alfabetização Adulta em um Centro Comunitário

Por que ler?

Leitura e preparação para a escola
Ler em voz alta para crianças pequenas é uma das formas mais efetivas de preparar as crianças para serem bem sucedidas na escola. Contudo, muitas crianças, especialmente aquelas vivendo em pobreza, não estão expostas a livros e à leitura até que começam a frequentar a escola. A pesquisa mostra que os livros contém muitas palavras que as crianças provavelmente não encontrarão frequentemente na língua falada. Os livros infantis de fato contém 50% palavras mais raras do que a televisão em horário nobre ou até mesmo as conversas dos alunos de faculdade.

Leitura e necessidades especiais
Ainda que os dispositivos de áudio sejam fontes úteis para pessoas cegas, somente o Braille oferece domínio completo da língua escrita. Contudo, muitas crianças cegas frequentam escolas públicas onde poucos professores conhecem Braille. Este número é ainda menor em países em desenvolvimento que têm falta de acesso a recursos e a professores com conhecimento de Braille.

Acesso à informação e o abismo digital
O acesso à tecnologia afeta notavelmente as taxas de alfabetização. A Internet dá oportunidades para as pessoas melhorarem suas vidas. Quando as pessoas estão on-line, elas conseguem informações de saúde, usam serviços governamentais, gerenciam finanças, procuram empregos e pesquisam escolas. Para a maioria das pessoas nos países em desenvolvimento e em transição, o acesso à Internet de qualidade não está disponível ou não é acessível. Há grande desigualdade na distribuição global da tecnologia da informação. Em todo o mundo, cerca de 5 bilhões de pessoas, aproximadamente 90 por cento da população mundial, não têm a oportunidade de usar computadores conectados à internet.

Livros e recursos de aprendizagem
Antes que as crianças possam ser ensinadas efetivamente, as escolas e outras instituições educacionais devem ser criadas e providas com materiais pedagógicos adequados. As escolas rurais estão gravemente limitadas em seus suprimentos. Eles podem ter falta de livros didáticos, papéis, quadros negros, cadeiras, etc. Sem bons livros didáticos ou outros recursos para salas de aula, mais professores não podem melhorar necessariamente a qualidade da aprendizagem

 
 

Topo

Página Inicial