HISTÓRIA DO LEONISMO

Click no no tópico desejado

O INÍCIO...

DENOMINAÇÃO, EMBLEMA, CORES, SLOGAN, BANDEIRA

DECLARAÇÃO DE VISÃO E DECLARAÇÃO DE MISSÃO

RESUMO DOS DADOS E DATAS

A MULHER NO LEONISMO - DATAS E FATOS IMPORTANTES

O CÓDIGO DE ÉTICA E OS PROPÓSITOS

Pesquisa realizada em publicações e documentos de Lions


O INÍCIO...

A Associação Internacional de Lions Clubes iniciou-se como um sonho de um jovem agente de seguros de uma companhia de Chicago. Este jovem era Melvin Jones, 38 anos, que pertencia a um clube chamado “The Business Circle of Chicago” (Círculo de Empresarial de Chicago).  Seu sonho era a consolidação de diversos clubes independentes, já existentes, em um bloco forte e influente para servir a humanidade.

Em 1917 (1ª Guerra 1914/1918) Jones contatou membros de 23 organizações independentes similares em todo o país, convidando-os para uma reunião.  A maioria concordou que deveria haver uma fusão que levaria à formação de uma associação de clubes, tendo como nome a maior delas, a Associação de Lions Clubes, com sede em Indiana.

A reunião ocorreu no dia 07 de junho do 1917 em Chicago, Illinois, EUA na sala leste do Hotel La Salle. No mesmo ano ocorreu a primeira Convenção Nacional em Dalas, Texas, USA, com início no dia 08 de outubro. Trinta e seis delegados representando 22 clubes de nove estados compareceram para definir o futuro da Associação. Aí foram aprovados os estatutos, regulamentos.

Entre os objetivos adotados no início da sua história havia um que dizia, "Nenhum clube terá como objetivo a melhoria financeira de seus associados". Este objetivo de servir ao próximo sem fins de proveito pessoal permanece até hoje como um dos principais dogmas da Associação.

Na primeira Convenção foi eleito o primeiro Presidente Dr. William P. Woods, de Evansville, Indiana, EUA. Melvin Jones, a força propulsora e fundador, foi nomeado Secretário, começando assim seu relacionamento com o Lions, o qual terminou somente com sua morte em 1961.

Foto Histórica tirada em 1918 em ferente ao Instituto de Artes de Chicago
comemorando o nascimento do novo Clube

A Associação só se tornou, no entanto, internacional em 1920, quando o primeiro Lions Clubes foi organizado em Windsor, Ontário, Canadá. O terceiro pais leonístico foi a China, o quarto o México em 1927, o quinto, Cuba. Isso nos anos de 1926 / 1927. Oito anos mais tarde a América Central entrou no circulo, em 1936, quando surgiu o primeiro clube sul-americano, na Colômbia. O primeiro Lions Clube europeu foi organizado no dia 24 de março de 1948, em Estocolmo, Suécia.

Em 16 de abril de 1952, o Lions Clube chega ao Brasil com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro através do empresário Armando Fajardo.

Em 16 de janeiro de 1957 é fundado o primeiro Clube de Lions no Espírito Santo o Lions Clube Vitória

A Associação, embora sendo a maior de todas, indiscutivelmente, é a mais jovem das principais organizações de clubes de serviços.
Atualmente, a Associação está representada em quase todos os países do mundo. Em todos os continentes ela trabalha por intermédio de centenas de milhares de Leões de todas as nacionalidades e crenças.
Os Leões acreditam em reuniões realizadas num ambiente de companheirismo e harmonia; no desenvolvimento de projetos e atividades para o bem das comunidades; na ampla participação em um programa internacional de fraternidade e companheirismo, tendo por meta prestar serviços desinteressados onde quer que seja necessário; em servir sem distinção de raça, crença, nacionalidade, religião ou política e, finalmente, na liderança do leonismo, sem no entanto, prejudicar ou competir com os programas de outras organizações que, por diferentes métodos, almejam o mesmo fim: o de servir desinteressadamente à humanidade.

DENOMINAÇÃO, EMBLEMA, CORES, SLOGAN, BANDEIRA, SEDE

A denominação

Seu nome em português, é Associação Internacional de Lions Clubes.

O Emblema

O “L” maiúsculo no centro do emblema significa: lei, liberdade, liderança, lealdade. Está dentro de um círculo que simboliza a união dos Leões e dos Lions Clubes. O perfil de dois leões, olhando em direções opostas, indica a procura de oportunidades de prestar serviços desinteressados. Também quer significar um olhar para o passado, orgulhoso de suas realizações, e o outro, dirigido para o futuro, em busca de novas tarefas à realizar.
O círculo está encimado pela palavra “Lions”, significando a Associação,, tendo embaixo a palavra “Internacional”, que representa a internacionalidade da Associação. É obrigação tácita de cada Leão usar sempre, com orgulho, o seu distintivo.

As cores da associação são:

Roxo e Dourado

Para os Leões, o roxo representa lealdade para com o país, para com os amigos, para consigo mesmo, e integridade de pensamentos e sentimentos. Esta é a cor tradicional da força, da coragem e da dedicação incansável por um ideal. O dourado simboliza sinceridade nas intenções, liberalidade no julgamento, pureza no viver, generosidade no pensamento e no sentimento, como também nas contribuições para o próximo.

Slogan do Lions

Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”.

Lema da Associação

“NÓS SERVIMOS”.

Foi adotado na Convenção Internacional de 1954, em New York, USA, tendo sido escolhido em um concurso entre mais de 6.000 sugestões apresentadas por associados de todas as partes do mundo. Cerca de 522 mil associados. Entre os requisitos estabelecidos teria que ser um lema facilmente traduzido para outros idiomas, não poderia ser longo contendo até cinco palavras e pudesse se permanente e definitivo para o Lions. O vencedor do concurso foi o CL Douglas Stevenson do Canadá, LC Fontill da cidade de Ontário.

Bandeira do Lions

Sede do Lions está localizada em Ook Brook, estado de Illinois, nos Estados Unidos

Topo               Página Inicial


DECLARAÇÃO DE VISÃO E DECLARAÇÃO DE MISSÃO

Declaração de Visão

SER o líder global em serviços comunitários e humanitários

Declaração de Missão

DAR PODER aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions Clubes


RESUMO DOS DADOS E DATAS

A Primeira reunião dos diversos Clubes, convocados por Melvin Jones, e que se uniram para formar o Lions Clube ocorreu em 07 de junho de 1917, em Chicago, Illinois, EUA na sala leste do Hotel La Salle.

A primeira Convenção do Lions Clube teve início em 08 de outubro de 1917, em Dalas, Texas, USA.

Durante a Convenção, em 10 de outubro de 1917, em Dallas, Texas, USA, Foi eleito o primeiro presidente Dr. William P. Woods, de Evansville, Indiana, EUA

O dia 08 de outubro é consagrado como o Dia do Mundial do Serviço Leonístico.

Em 12 de março de 1920, a Associação tornou-se "Internacional" com a formação do Lions Clube de Windsor, na cidade de Ontário, no Canadá

O dia 16 de abril de 1952 é o Dia do Leonismo Nacional. Data de fundação do primeiro Clube no Brasil o Rio de Janeiro Mater, por iniciativa do CL Armando Fajardo.

Em 16 de janeiro de 1957 é fundado o primeiro Clube de Lions no Espírito Santo o Lions Clube Vitória

Dia 14 de abril de 1984, na cidade da Cabo Frio foi fundado o Distrito L 30 hoje, LC 11.

Dia 05 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Leo.

Janeiro é o mês da Reafirmação Leonística, mês do sócio fundador, Melvin Jones.

Em 1945, a Associação de Lions Clubes foi umas das primeiras organizações não-governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então, sempre apoiando o seu trabalho e mantendo relação duradoura com as Nações Unidas.

Em 1990, o Lions lançou a sua mais agressiva campanha para a conservação da visão, o SightFirst. O programa atua no combate para livrar o mundo de problemas de cegueira previsíveis e reversíveis, apoiando serviços de atendimento médico aos extremamente necessitados.

Em 2014, o Lions lançou  o Desafio de Serviço do Centenário, uma iniciativa global para servir a 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Ultapassou a meta atingindo mais de 200 milhões de pessoas


A MULHER NO LEONISMO - DATAS E FATOS IMPORTANTES

Rose Amanda Freeman, esposa de Melvin Jones o ajudou nos primeiros passos para fundação do Lions Clube. Sendo portanto a primeira mulher a participar do movimento leonístico

Em 1929 foi fundado o primeiro Clube de esposas do LC Quincy - Lioness Club of Quincy. Mas não tinha nenhum vínculo oficial com a Associação de Lions Clube. A primeira Presidente foi Lois Dudley

Em 1925, durante a 9ª Convenção, realizada em Cedar Point, Ohio, foi outorgado a Helen Keller, o título de Associada-Honorária de Lions Internacional, tornando-a assim a primeira mulher a ser associada. Na mesma ocasião, a distinção foi estendida para Anne Sullivan Macy, preceptora de Helen Keller. O Presidente era Harry A. Newmann

Helen Keller e Anne Sulivan (sua preceptora) foram honradas como primeira e segunda damas do Leonismo com o titulo deAssociadas Honorárias

Em outubro de 1917, durante a 1ª Convenção de Lions realizada em Dallas, Texas, foi aprovado o ingresso da mulher como associada. Na 2ª Convenção, realizada em agosto de 1918, em Saint Louis, Missouri, a resolução da Convenção anterior foi revogada

Em 26 de setembro de 1977, foi fundado no Rio de Janeiro o Lioness Clube do Rio de Janeiro. A primeira Presidente foi Dolores Matheus

A aprovação da mulher como Companheira Leão aconteceu no AL 1986/1987 na 70ª Convenção Internacional, em Taipei, Taiwan, na China.

5.000 Delegados votaram e 77% foram a favor de uma alteração no Estatuto eliminando a regra que estipulava que os membros seriam homens.

Primeira Mulher a se tornar Companheira Leão: a CaL Maria Nydia Manzano de Freitas foi a primeira Comanheira Leão - Ingressou no Lions Clube da Assis - LC12 em 04 de julho de 1987

A primeira Companheira de Melvin Jones fou Betty Schweiss do Lionness Clube de Fox-Lake, Ilinois, USA

A primeira Governadora de Distrito PDG Louise Colombani, do LC Bastia Kalliste, da cidade de Bastia,Distrito 103 C, França, no AL 91/92

Primeira Governadora da América Latina Mireya Nogueira - LC Lambare, Distrit M - Paraguai - AL 1993/1995

No Brasil houve as quatro primeiras Governadoras no AL 1995/1996:
CaL Maria Seleneh S. Moreira Pires
(Distrito L2 - Salvador/BA),
CaL Tereza Costa e Silva (Distrito L3 - Rio de Janeiro/RJ),
CaL Maria Letícia Barros Gonçalves (Distrito L5 - Campinas/SP) e
CaL Wilma Borges Barreto
(Distrito L14 - Aracaju/SE).

A primeira Governadora do Distrito LC11 foi Zuraide de Figueiredo Guedes - LC Porciúncula - AL 2010/2011

Primeira Diretora Internacional, biênio 1999/2001 - PID Nilofer Bakhtiar - Paquistão

Na Área III a PID Rosane Terezinha do LC Balneário Camboriú Centro - Brasil , em 2008/2010, foi a primeira Diretora Internacional.

A primeira Presidente do Conselho de Governadores no Mundo foi PCC Judy Grant, do Canadá, Distrito A-5, no AL 1993/1994.

A primeira Presidente do Conselho de Governadores no Brasil foi a PCC Maria Rosilene Medeiros, do Distrito LB-2, AL 2003/2004.

A 1ª Mulher Presidente de nossa Associação foi a PID Gudrun Yngvadottir , de Gardabaer, Islândia, foi eleita na 101ª Convenção em Las Vegas, EUA Em 2018/2019,

Patti Hill, do Canadá, assumiu a Presidencia Internacional no Al 2023/2024

Afiliação Familiar teve início em 2007 - Incentivando a partiipação da família

O Programa de Clubes da família para motivar famílias a serem voluntários juntos foi implantado em 2010

Estatisticas

31/03/2013: 25% de mulheres Leão em todo o mundo

AL 2018/2019: 40% de mulheres no universo leonístico

AL 2018/2019: Assume a primeira mulher como Presidente Internacional - PID Gudrun Yngvadottir da Islândia

A designação Companheira Leão (CaL) atribuida as mulheres que se associam ao Lions foi aprovada durante a em em Belo Horizonte na 36ª Convenção Nacional realizada em 1989. Foi ratificada Na 38ª Convenção, em Porto Alegre que passou a vigorar.

O mês de setembro é o Mês das Domadoras.


O CÓDIGO DE ÉTICA E OS PROPÓSITOS

O Leonismo se norteia pelo Código de Ética e pelos Propósitos de Lions Internacional.
Código de Ética: foi adotado na 2ª Convenção da Associação,em Saint Louis, Missouri, Estados Unidos, em agosto de 1918 e jamais foi alterado

Propósitos: Anteriormente eram denominados como “Objetivos”, foram adotados em julho de 1919, durante a 3.ª Convenção Internacional realizada em Chicago, Illinois, Estados Unidos. A última alteração, com a mudança do título e inclusão de novos ítens ocorreu em uma reunião da Diretoria Internacional, em Nova Deli, India, em setembro de 2007

A sede da Diretoria Internacional fica em Oak Brook no estado de Illinois, nos Estados Unidos.

A sede Administrativa do Distrito LC 11 foi instalada definitivamente em Guarapari, ES, no Ano Leonístico 2003/2004, sendo Governador o CL Darly Anacleto Vasconcellos

Todos os mandatos no Lions tem a duração de um ano. O ano leonístico corresponde ao ano civil americano que começa em 1º de julho e termina em 30 de junho.

A maior autoridade leonística do mundo é o Presidente Internacional.
Existem ainda os 32 Diretores Internacionais, distribuidos por região e que representam os países membros.

No Brasil, temos os quatro presidentes dos Conselhos de Governadores (CG) dos Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD) que são os órgãos máximos administrativo e representativo do Leonismo no Brasil.

Os Distritos têm nos Governadores sua maior autoridade e estes organizam seus Gabinetes Distritais da seguinte forma: Governador, Ex-Governador Imediato (Presidente do Comitê de Honra), Vice Governador, Secretário, Tesoureiro, Presidente de Região, Presidente de Divisão e Assessores.

Os Distritos são regidos por Estatutos e Regulamentos próprios, com base nos Estatutos da Associação Internacional de Lions Clubes, devidamente registrados em Cartório de Títulos e Documentos.

 
 

Topo

Página Inicial