AS QUATRO CAUSAS DO “SER” DENTRO DO LEONISMO – A primeira pergunta que o leitor (a) deve estar fazendo: O que é o “SER”? Para que possamos entender, devemos elaborar, ou melhor, mostrar o “SER” mediante quatro causas: CAUSA FORMAL; CAUSA MATERIAL; CAUSA EFICIENTE; CAUSA FINAL, cada uma delas é responsável tal como nos representa. Iniciemos pela Causa formal. Essa, nós encontramos no Leonismo desde a fundação, isto é, quando Melvin Jones teve a ideia de reunir os Clubes de homens de negócios, dai, já estava implantada ideia de se formar esse grande movimento que existe até os dias atuais, isto é, reunir a ideia com a forma, formou-se essa grande ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUB. Na Causa Material, quando nós falamos de matéria, já se vem na mente à existência de algo, alguma coisa, no Leonismo essa causa material somos nós CCLL; CCaLL e DDMM, onde sempre procuramos desenvolver as atividades (campanhas). Na Causa Eficiente, essa, nem precisa ser um gênio para defini-la, basta olharmos a Organização Internacional ou mesmo nossos Distritos Múltiplos ou mesmo nossos Clubes, os sucessos que alcançam com trabalhos em campanhas bem elaboradas, muito eficientes, com resultados satisfatórios. Agora seria a vez de falarmos sobre a Causa Final, essa, nunca devemos deixar que entre dentro do Leonismo, pois, seria o escopo, o fim, seria o que podemos dizer de um “SER” no seu estagio final, isso logicamente não queremos para nosso movimento. Poderíamos exemplificar, quando ingressa no movimento individuo que não se compromete com os trabalhos desenvolvidos pelo Clube, podemos imaginar que esse “SER” está fadado não interagir com nenhuma das Causas dentro do Leonismo. Então fiquemos somente com as três primeiras, e sejamos: FORMAL; MATERIAL; EFICIENTES. Assim colocaremos em pratica nosso slogan “NOS SERVIMOS”. Fica a mensagem Escrita e Publicada pelo CL Roque José Schimitde, Presidente do LC Pinheiros/ES AL2021/2022.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1298
Mensagem postada em: 15/10/2021 11:49:50

 

O AMOR EM SINERGIA COM LEONISMO - Desde que me atrevi escrever algumas notas nesse mural. Pensei..., porque não escrever algumas peculiaridades do “AMOR” e escrever sobre elas. Alguns dos leitores (as), nesse momento devem estar pensando... “esse tema não é para ser escrito, mas ser somente sentido”. Podem também pensar...: “esse assunto é para poetas e músicos, e não para um CL Leão”. Parece, à primeira vista que quando falamos de “AMOR” é sempre o produto da flechada do Cupido. Não é bem assim. De outro modo, dentre todos os tipos de amor que conhecemos. Podemos encontrar: Amor do Coração, esse encontrado no slogan da DG CaL Adélia Fernandes. “EDUCAR COM O CORAÇÃO TRANSFORMANDO O MUNDO”. Temos também, o Amor fraternal, Amor de paixão; Amor de mãe, Amor de esposo (a); dentre tantos outros. Porém, além do Amor encontrado no slogan da DG, em consonância com o Leonismo. Aqui só será apresentado mais 5 (cinco) tipos de amor com sinergia ao Leonismo, está sendo descritos na língua grega, (só para dar charme mesmo, (risos)). Dentre os quais, destacam-se: O amor Ludus (amor lúdico) Pode ser visto nos estágios iniciais dos relacionamentos. No Leonismo podemos perceber esse tipo de amor no CL, CaL Novo(a) Associado(a); O amor Ágape (amor universal), um amor compassivo por todos. No Leonismo podemos tê-lo em cada um de nós Leões já integrados desde muito tempo no Lions; O amor Philia (amizade profunda) se desenvolve ao longo do tempo. No leonismo podemos senti-lo quando nós encontramos nos eventos do Lions: exemplificando, “nas Convenções”; O amor Philautia (amor-próprio), esse, precisa ser cultivado. No Leonismo ele existe no amor de si mesmo, isto é, no amor que trazemos dentro de cada um de nós para ser expandido e depositado com carinho a todos dentro do Movimento de Lions; O amor Storge (amor familiar) é o amor partilhado. No Leonismo podemos compreendê-lo, tê-lo, senti-lo, expandi-lo, tanto dentre dos Integrantes do movimento, bem como abrangendo também todas as campanhas realizadas aos mais necessitados. Esse, se junta com o amor Fraternal, o amor ao Próximo, pode-se dizer que é o amor de maior sinergia voltado para a Organização de Lions Club Internacional. Pois bem, agora, não temos dúvidas de que todas essas peculiaridades do “AMOR” podem, de fato, estarem associadas ao nosso movimento Leonistico. Sendo assim, vamos todos com essa sinergia de amor realizar as Campanhas Beneficentes aos nossos semelhantes, sempre acompanhadas do “bordão” NOS SERVIMOS COM AMOR! Fica a mensagem Escrita e Publicada pelo CL Roque José Schimitde, Presidente do LC Pinheiros/ES AL2021/2022.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1297
Mensagem postada em: 21/09/2021 10:35:21

 

A FELICIDADE EM FAZER PARTE - “JAULA ABERTA” – “PALAVRA LIVRE” - Para iniciar falando da felicidade em ser parte na “Jaula Aberta”, mesmo sem estar numa Reunião de Lions Club. O digno leitor (a) deve estar neste momento intrigado: “JAULA ABERTA”, “FELICIDADE EM FAZER PARTE”! Sendo que todos os membros de um Lions Club tem conhecimento de que Jaula aberta é o tempo disponível do ato protocolar. Sim, a jaula aberta é a oportunidade que os Companheiros, Companheiras e Domadoras tem de se manifestarem livremente para sugerir, transmitir informações, solicitar esclarecimentos, elogiarem, criticarem e prestarem seus propósitos. Então, nesse ponto, quero pedir permissão de todos, principalmente você leitor para que declare “Jaula Aberta”, para que possa ser transmitida essa mensagem Nesse espaço, esse relator com muita alegria e satisfação vem falar da FELICIDADE que deve existir, em pertencer e participar do movimento Leonístico. Vem dizer que a FELICIDADE EM FAZER PARTE DE UM LIONS CLUB, deve anunciar o esquecimento de si e abrir-se mais para o outro. A felicidade enquanto participação ativa do sujeito, não é inata. Ou seja, ela pode ser ensinada aos outros. Por isso estudos indicam que pessoas felizes vivem mais e são mais generosas. Então você já pode começar a refletir: Oba!. Se eu estou no movimento Leonístico porque uma de minhas características é ser “generoso”. Já se inicia um pouco de minha felicidade. Isso mesmo. A felicidade é uma visão de mundo. Ela acontece no processo, enquanto o sujeito vai construindo a sua vida e, sobretudo, extraindo dos seus princípios e valores com ética. Veja então, é muito interessante a junção de uma vida feliz com ética, seria impensável desligar a ética da felicidade, ou seja, a possibilidade de uma vida feliz sem ética ou de uma vida ética sem felicidade. Pois, uma é espécie de avaliação da outra, isso é, uma fazendo a dosimetria da outra. Então sejamos felizes e VAMOS SERVIR COM FELICIDADES!! - Fica a mensagem Escrita e Publicada pelo CL Roque José Schimitde, Presidente do LC Pinheiros/ES AL2021/2022

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1296
Mensagem postada em: 13/09/2021 16:16:42

 

A IMPORTANCIA EM PARTICIPAR NAS REUNIÕES DO CLUBE – A vida fraterna se constrói todos os dias. Recebida como um dom de Deus, ela exige de cada um de nós uma conversão diária que confirma sua própria fidelidade e a de seus irmãos. Nosso amor ao próximo se prova e se revela na verdade de nossas relações uns com os outros. Ninguém pode desfrutar da alegria dessa vida sem se comprometer. Na vida Leonistica não é diferente, “Aquele” que nos une é mais forte do que nos separa. Ora, SER é também PERTENCER e PARTICIPAR. Não existe nada mais desagradável para um presidente de Clube ver uma plenária vazia. Então, não deixe de participar das reuniões do seu Clube, principalmente numa REUNIÃO DE ASSEMBLEIA GERAL: Essa, ocorre com regularidade, com datas previamente estabelecidas, sendo pelo menos 2 (duas) reuniões mensais, e, é dirigida pelo atual Presidente do Clube. Nela se discute, e votam-se, assuntos de interesse do clube previamente estabelecidos por uma pauta. Seus assuntos são elaborados pelo Presidente, Secretário, e quando necessário, através de solicitação do Presidente, com o auxílio de alguns comitês (comissões), ou Diretoria. Nesse incentivo. Além do reconhecimento do valor dos eventos em relação ao entendimento, ocorre também o crescimento e integração para os associados. Nas reuniões também são a oportunidade de encontrar soluções diferenciadas que podem ajudar a organizar campanhas ou outros eventos patrocinados por seu Clube. Conclui-se que, se você não participar com afinco nas reuniões do Clube, o seu amor ao próximo não se revelará, na verdade nem suas ações, onde sempre ostenta com orgulho: “NÓS SERVIMOS”. Tudo cairá por terra senão se comprometer. Fica a Dica Escrita e Publicada pelo CL Roque José Schimitde, Presidente do LC Pinheiros/ES AL2021/2022.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1295
Mensagem postada em: 02/09/2021 11:32:45

 

A ARTE DE REPASSAR SENTIMENTOS POSITIVOS. As qualidades “emocionais e sociais” têm importância significativa para um desempenho superior no trabalho ou na própria vida cotidiana. Segundo pesquisas, centradas em acompanhamento biográfico (tipo, currículo do pensamento individual), nas entrevistas e avaliações de diversas espécies, as pessoas emocionalmente competentes e convictos estão mais habilitadas a se tornarem mais eficientes em suas atividades. Do meu ponto de vista, no Brasil, já deveria fazer parte do currículo regular a disciplina “INTELIGENCIA EMOCIANAL VOLTADA PARA O SOCIAL”, levando-se em conta, que em algumas escolas (minoria) já adotaram, porém de forma precária. Em geral, dever-se-ia ensinar: A pedagogia das emoções, no estímulo à cooperação no servir ao próximo sem nada em troca. Ensinar a habilidade de interpretar os sentimentos alheios (sofrimento do próximo); no saber receber e dar; ensinar escolha de atitudes adequadas a uma situação que possa surgir, dentre tantas outras. Voltando-se sempre para a o bem comum. Com isso amenizaria a violência, a fome, e as desigualdades sociais que tanto perturba, principalmente a nós brasileiros. Com isso, tenha-se toda certeza, teríamos mais jovens Leões para nosso movimento. Escrito e publicado pelo CL Roque José Schimidte – Presidente do LC Pinheiros/ES -, DLC11, AL 2021/2022

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1294
Mensagem postada em: 27/08/2021 09:33:39

 

A RECOMPENSA PARA O ESFORÇO É O SUCESSO. Cresce apenas quem forma sucessores. Todo mundo já ouviu a frase "É ensinando que se aprende", é muito conhecida e não é sem motivo, a melhor maneira de fazer algo com excelência é ensinando como se faz. Após um período sem que o Distrito LC11, tenha direcionado cursos para LEÕES ORIENTADORES, tive a oportunidade de participar juntamente com mais 31 CCLL orientados do Curso LEÃO ORIENTADOR CERTIFICADO, ministrado nos dias 11; 12; 13/08, 2021. Parabéns para nós! O resultado ficou surpreendente, onde pudemos absorver mais conteúdo Leonístico. Parabéns à DG CaL Adélia Fernandes, por ter nos dado essa oportunidade. Foi, e, está sendo admirável o seu empenho em cada fase do curso. Devemos reconhecer o trabalho prestado nesse curso pelo nosso 1º VDG DLC11 CL Alexandre Mendes. Sua dedicação e paciência para com todos, nos motivou cada dia mais fazermos parte dessa grande Associação Internacional de Lions Club. Com isso, deixo aqui registrado os Agradecimentos (se permitirem, em nome de todos) por termos participado do Curso para o crescimento de nosso movimento Leonístico. Escrito e divulgado pelo CL Roque José Schimidte – Presidente do LC de Pinheiros/ES do DLC11- AL 2021/2022.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1293
Mensagem postada em: 16/08/2021 09:23:05

 

MOTIVANDO A PARTICIPAÇÃO - Os eventos de Lions são a oportunidade perfeita para ampliar o nível de crescimento e conhecimento dos participantes. Então veja os motivos para participar dos eventos! A participação em eventos traz diversas vantagens para o Leão, em vários tipos e modelos diferentes, como nas Convenções, por exemplo, onde lá pode ser apreciado: palestras; oficinas em determinado assunto; afetividade entre todos os Companheiros (as); eleições; aprovação de moções, normas; dentre muitos outros. Esses encontros ajudam os participantes a mudarem a sua perspectiva sobre várias ações, tanto na parte de Liderança, bem como nas atividades dentro de seus Clubes. Então consegue perceber como é importante incentivar os companheiros (as) a participarem dos eventos de Lions? Normalmente, os eventos oferecidos para os associados (as) é o momento ideal para atingir vários pontos importantes. Na prática, aqui irá ser apresentado somente 3 (três) motivos essenciais que fazem a participação dos seus Clubes em eventos serem relevantes para o trabalho dentro da organização e para os Leões como participantes. Vejam então as vantagens em participar nos eventos: Oportunidade de crescimento; Integração com outros companheiros (as); Melhor chance de encontrar novas soluções para o desenvolvimento de seu Clube. Escrito e divulgado pelo CL Roque José Schimidte – Presidente do LC Pinheiros - DLC11- AL 2021/2022

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1292
Mensagem postada em: 10/08/2021 16:58:51

 

A ARTE DE SEDUÇÃO PARA CONVIDANDAR UM NOVO ASSOCIADO – Antes, porém deve-se consignar que, para ser bem sucedido e tenha sucesso no convite. Seu Clube deve estar inserido na comunidade, isto é, visto como um Clube que mostra serviço realizando campanhas, projetando-se sempre em acessão por todos os ângulos visto como um bom Clube. Onde, seus CCLL, CCaLL, já integrantes sintam orgulho de fazerem parte do movimento Leonistico. Pois bem, vamos iniciar falando dos maiores erros que muitos cometem ao fazer um convite para candidato a novo associado. Primeiro é não olhar o perfil do futuro candidato(a), esse perfil, deve ser igual o seu, como se fosse um espelho refletido em você. Segundo erro, achar porque é seu amigo particular, ele terá o mesmo desempenho junto ao serviço social. Terceiro erro, não mostrar para o futuro candidato que você já tem décadas na organização, e sente orgulho de pertencer o movimento. Deixa de falar do prazer que tem em fazer algo pelo semelhante mais necessitado, (dentre tantos outros). Veja então, o perfil do futuro candidato terá que sempre igual o seu. Agora, que já tem uma noção do perfil, passemos a falar da Arte da Sedução que tem de ter no seu intento. “Lembre-se um alvo forte é difícil de seduzir”. Primeiro passo, você deve retirá-la(o) de seu habitar natural, mostrando sempre que há outros limites sociais para que ele possa fazer. As pessoas, em geral, se trancam dentro de seus próprios mundos. Crie uma sublinguagem para ele – Faça comentários sobre o movimento leonistíco, deixe seu futuro candidato fascinado criando a tentação adequada: um vislumbre de prazeres que ele poderá sentir no futuro se passar pertencer os quadros como Associado Leão (Brasil). Segundo passo, deve deixar despertar no seu convidado um desejo grande de ingressar. Descubra aquele ponto fraco, fazendo com que ele tenha curiosidade de saber mais sobre a Organização Internacional de Lions Club. Mas, lembre-se a chave do sucesso é manter tudo meio vago. Estimule uma curiosidade maior do que as dúvidas e ansiedades que o acompanham, com toda certeza ele(a) te seguira. Seduza-o a participar de forma a fazê-lo esquecer às inseguranças e se concentrar em algo mais sublime do cotidiano que vem vivendo fora do movimento. Veja! Se você não continuar se relacionando mais intensivamente em jaula fechada com seu futuro afilhado(a) poderá haver uma queda de energia. Nesse caso, todo seu sacrifício de sedução desmorona-se. Pois, você deixou a jaula aberta antes do tempo. Para se falar sobre esse tema, certamente exige maior espaço do que esse mural. Contudo, fica a dica de forma bem resumida - Escrito e divulgado pelo CL Roque José Schimidte – Presidente do LC de Pinheiros/ES - AL 2021/2022.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1291
Mensagem postada em: 26/07/2021 16:59:20

 

DENTRO EM BREVE ESTAREMOS VOLTANDO ÀS REUNIÕES PRESENCIAIS. COM ELAS, LOGICAMENTE O “PROTOCOLO” – TODOS NÓS SABEMOS QUE, QUANDO SE PRATICA O PROTOCOLO LEONÍSTICO NOS CLUBES, TORNAM-SE MAIS FÁCEIS AS REUNIÕES E OUTROS EVENTOS. – Apesar de nas reuniões virtuais não ter se perdido o ritual protocolar. Porém, todos podem ter percebido e sentido que não tem o mesmo desempenho. Mas, inevitavelmente, com nossa casa e nosso escritório se fundindo em um, as fronteiras entre nossa vida pessoal e profissional e nossas reuniões Lobísticas, estão começando a se enfraquecer — surgiram e surgem situações embaraçosas por vários motivos que não cabe aqui nesse mural enumerá-las. Acreditemos então piamente na fé Divina, que voltem logo nossas reuniões presenciais. Lembrando sempre, se não seguimos o Protocolo, não é uma reunião de Lions. Protocolo são regras praticadas há mais de 3.500 anos, desde os tempos dos Faraós do Antigo Egito, e que regem a diplomacia entre as nações e os povos, governos e instituições do mundo todo. Pois bem. Infelizmente existem integrantes no movimento que levam e professam e querem incutir na cabeça de dirigentes de Clubes o protocolo sem nenhuma orientação, sem nenhuma informação, sem nenhuma pesquisa, sem nenhuma interpretação. Muito embora o nosso Protocolo não é uma ciência exata. O desafio é adequar os conceitos básicos com a realidade do Clube. Não invente e não complique as suas Reuniões. Como dizia o nosso PIP Prof. João Fernando Sobral, “Complicar é o verbo mais conjugado em nosso movimento. Princípio e fim de todos os nossos problemas”. Portanto, ao voltarem nossas reuniões presenciais, simplifique, pesquise, otimize e organize às reuniões seguindo corretamente o Protocolo Leonístico. Escrito e divulgado pelo CL Roque José Schimidte – Presidente do LC de Pinheiros/ES - AL 2021/2022.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1290
Mensagem postada em: 20/07/2021 10:22:39

 

VALE A PENA VER DE NOVO - O BEM COMUM & LIONS CLUB – Todos nós sabemos que o princípio do bem comum é o princípio personalista de justiça política, decorre imediatamente do princípio da dignidade da pessoa humana e é estranho tanto às doutrinas individualistas e liberais quanto às coletivistas e totalitárias. Numa brevíssima composição, podemos afirmá-lo como o conjunto das condições necessárias para que a pessoa humana realize sua dignidade. Mas, um bem único, universalmente predicável dos bens ou capaz de existência separada e independente, jamais poderia ser alcançado por um só individuo. Nesse ponto, que devemos nos orgulhar de pertencermos essa entidade magnifica o Lions Clube que é entidade de serviço que trabalha disseminada no mundo inteiro e que em conjunto constituem a Associação Internacional de Lions Clubes para levar à prática os objetivos de bem comum e de solidariedade social para os quais foram criados. Nós somos integrados por pessoas que desfrutam de boa reputação na sua comunidade e de forma voluntária nós oferecemos nosso tempo para levarmos a cabo regularmente atividades que fomentam o progresso cívico, social e o bem-estar da comunidade e as boas relações internacionais. Então, quando vc encontrar um individuo com um distintivo na lapela de sua camisa, representado por um "L" maiúsculo de cor dourada aplicado sobre um fundo circular de cor roxa, que está circundado por uma área dourada com o perfil de dois leões, voltados, um para a direita, o futuro, outro para a esquerda, o passado. O círculo está encimado pela palavra "LIONS" e embaixo trás a palavra "INTERNATIONAL". Pode ter certeza, nessa comunidade deve estar inserido o BEM COMUM. Escrito e Publicado pelo CL Roque Jose Schimidte – Presidente do LC Pinheiros/ES.

  ROQUE JOSÉ SCHIMIDTE / roqueadvogo.2010@yahoo.com.br / PINHEIROS ID:1289
Mensagem postada em: 15/07/2021 10:05:57


Primeiro Retornar Avançar Último

  Registros 31 a 40 de 996