ROTEIRO DA CERIMÔNIA DE POSSE DE NOVOS ASSOCIADOS

Esta página foi implementada pela Assessoria de TI (Informática) através de pesquisas nos Estatutos, Regulamentos e Normas de Lions Internacional, pesquisas na internet e observações práticas. Qualquer sugestão ou observação envie para a Assessoria de TI (Informática) do DLC11, ou através de nossa sede, para aperfeiçoarmos cada vez mais a nossa página. Muitos procedimentos devem ser adaptados as características, usos e costumes locais e o bom senso.

Acesse Aqui uma Sugestão de Roteiro Básico para os Clubes

OBSERVAÇÕES INICIAIS

Leão Investidor - O Leão Investidor deve estar na Mesa Principal, na Posição 2, ou seja ao lado direito do Presidente da Mesa.  (exceto se o Governador estiver presente, quando ocupa essa Posição. Nesse caso o Leão Investidor vai para a posição 3 a esquerda do Presidente.

Posição dos novos CCLL - Os “novos” associados nunca devem ser chamados de “Companheiros” antes de finalizada a posse; e, durante a solenidade, devem ficar à frente da Mesa Diretiva (ou na lateral), nunca atrás – ou o Presidente e os componentes da Mesa ficariam de costas para eles.
Se forem muitos podem ir para as laterais com atenção com a Panóplia. E não podem fechar totalmente a Mesa.

INÍCIO DA CERIMÔNIA

Companheiros e Companheiras Leões, Léos, Castores, Domadoras, Filhotes e Convidados.
Este é um momento de muita importância para o Movimento Leonístico, pois daremos início à cerimônia de posse de novos associados.
Sendo este um momento solene, peço a atenção e o silêncio dos presentes no desenrolar da cerimônia. Por favor, deixem para aplaudir ao final da cerimônia. Muito obrigado.

Gostaria de chamar cada um dos candidatos e seus padrinhos. Ao chamar os nomes, peço que venham aqui à frente.
(Inserir os nomes dos candidatos e dos padrinhos)

Senhores e senhoras, em nome dos dirigentes e sócios do Lions Clube__________, quero expressar o prazer que sentimos com as suas presenças nesta reunião.
Vocês foram convidados para se tornarem Leões e estamos extremamente orgulhosos por terem aceitado o convite de afiliação ao Lions Clube Internacional através do nosso Clube.
A afiliação em um Lions clube é um privilégio. Vocês estão se unindo à maior e mais ativa organização de clubes de serviço do mundo. Somos atualmente 1,421,670 de homens e mulheres distribuídos em 214 países e áreas geográficas, numa rede global de aproximadamente 48.245 Lions Clubes, que se dedicam a proporcionar uma diferença na humanidade. No Brasil somamos, aproximadamente, 40.000 associados em 1.500 Lions Clubes. No nosso Distrito LC11 somos mais de 1400 associados em 51 Clubes (Atualizar os dados)
Através das suas afiliações, vocês ajudarão este clube a dar mais assistência às pessoas desta comunidade e também em todas as partes do mundo, além de promover a cidadania, o bem-estar, a saúde, a educação e proteger o meio ambiente, o alivio a fome, o auxílio em grandes catástrofes dentre outras inúmeras atividades.
Descobrirão que suas afiliações no Lions Clube trarão muitas oportunidades de crescimento como pessoa. Vocês sentirão a recompensa de trabalhar em equipe como voluntário; terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de liderança, de comunicação e de organização.
Poderão, também, fazer amizades que se tornarão eternas; se encontrarão com Leões de todos os cantos do mundo e contribuirão com ideias que ajudarão este clube a ser ainda mais valioso para esta comunidade.
O que importa ao Leonismo é a grande união entre os Companheiros de todo o mundo, o nosso compromisso com as responsabilidades que assumimos no Clube e o nosso ideal de servir sem nenhum interesse pessoal.
Sendo assim, os dirigentes e associados  deste clube estão entusiasmados porque vocês decidiram nos ajudar a continuar o legado de Lions Clube Internacional melhorando a vida das pessoas  carentes e tornando a comunidade em que vivemos um lugar muito melhor.

Leitura do Código de Ética (1918) e Propósitos (1919) - Primeiro deve-se sempre ler o Código de Ética, pois ele surgiu antes.

Agora, vocês ouvirão o nosso Código de Ética do Leão e solicito ao (a)  CL (CaL) ________________________para que faça a Leitura do mesmo.

Solicito ao(a)  CL(CaL) ___________ para que faça a Leitura dos Propósito do Lions

JURAMENTO DOS NOVOS ASSOCIADOS

(Peço à assembleia para acompanhar o juramento em pé).
Como vocês manifestaram o desejo de se afiliar ao Lions Clube Internacional através do nosso Clube peço que repitam o seguinte juramento:

"Reconhecendo a importância de prestar meus serviços à minha comunidade,
em colaboração com outras pessoas interessadas no bem estar público,
e agradecendo a oportunidade que se me apresenta de gozar do bom companheirismo, e do prestígio do Leonismo,
prometo cumprir rigorosamente o "CÓDIGO DE ÉTICA", os "ESTATUTOS"
e seguir as idéias que fluem das letras que formam a palavra " L I O N S
".


L – Liberdade  I – Inteligência  O – Ordem  N – Nacionalidade  S - Serviço

Agora vocês se tornaram associados do Lions Clube__________________, e serão considerados companheiros(as), os seus padrinhos colocarão em suas lapelas o distintivo de Leão, símbolo de suas afiliações ao Lions Clube Internacional.
(o padrinho coloca o distintivo na lapela do novo associado)

Agora, peço que os padrinhos, Companheiros(as), respondam às minhas palavras com um simples “Prometo”.
Os padrinhos prometem cumprir com as seguintes obrigações?
Ser um mentor do seu novo Leão;
Fazer com que o novo associado se sinta bem-vindo;
Apresentar o novo associado a todos os sócios do clube;
Dar ao novo associado informações sobre o clube, seus dirigentes e estatutos;
Providenciar sessões de orientação sobre o Leonismo;
Incentivar o novo associado para debater com você qualquer problema que tenha surgido e se oferecer para encontrar possíveis soluções;
Ajudar o novo associado a se tornar um Companheiro extraordinário.”
Resposta dos Padrinhos – Prometo

“Companheiros(as) Leão _________ (inserir nomes associados), vocês acabam de ingressar no Leonismo, aguardaremos agora que o Leonismo ingresse em suas vidas e vocês se tornem verdadeiros Leões. Use este emblema com orgulho, pois ele representa a sua afiliação na maior organização de clubes de serviço do mundo; uma associação que tem a tradição de atender às necessidades da humanidade.
Aceitem os meus parabéns e boas-vindas à maior organização de clubes de serviço do mundo… a Associação Internacional de Lions Clubes.
Estamos todos satisfeitos e orgulhosos de contar com vocês como Companheiros(as) do Lions Clube________________desejando a vocês um convívio salutar e de muito serviço em prol desta comunidade.”

Em nome do clube, passo às mãos dos Companheiros(as) o certificado oficial de Associado.

Agora solicito a todos os Leões presentes que demonstremos a nossa felicidade em receber os novos Companheiros Leão em nosso meio, com a saudação cordial de boas vindas de um vibrante rugido Leonístico.
Em retribuição a esta calorosa recepção, gostaríamos de ouvir os novos associados com seus fortes e brilhantes rugidos.

Solicito aos padrinhos que conduzam seus afilhados aos seus respectivos lugares.

Faça Aqui o Download desse roteiro para editar e fazer as adaptações necessárias

 
 

Topo

Página Inicial