SÃO GABRIEL DA PALHA - ES

A CIDADE DO gOVERNADOR



BRASÃO DA CIDADE

Localização da Cidade no Estado do Espírito Santo

São Gabriel da Palha

Município brasileiro no estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se na região noroeste capixaba, a 210 km da capital capixaba, Vitória. Ocupa uma área de 434,887 km², sendo que 6 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 39 085 habitantes em 2021
A formação do núcleo urbano que deu origem à cidade se deve principalmente ao estabelecimento de imigrantes europeus na primeira metade do século XX. Em vista do crescimento populacional e econômico, a localidade foi reconhecida como distrito de Colatina em 1949, vindo a se emancipar em 1963. Considerável parte do desenvolvimento observado no decorrer desse século se deve ao café, que permanece entre as principais atividades econômicas de São Gabriel da Palha.
O município é um dos principais produtores de café do tipo conilon do Brasil, variedade presente na cidade desde a década de 1970. Além da cafeicultura, figuram entre as atividades econômicas mais importantes a pecuária, a indústria de confecção e a prestação de serviços. Fazendas e cachoeiras na zona rural estão entre os atrativos de São Gabriel da Palha que são destinos de visitantes.

História
O ano era 1914 quando a Europa se dividia em dois grupos, a Tríplice Entente (acordo entre França, Grã-Brethanha e Rússia) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Austrália e Itália), para disputar suas zonas de influência na Ásia e em alguns territórios europeus, começa aí uma guerra em torno da disputa econômica. Em todos os países a opinião pública encontrava-se dominada por uma ardente febre nacionalista, nesse caso o menor incidente poderia servir de estopim.
A chegada dos Imigrantes
O estopim foi aceso e a bomba estourou, e vivendo entre os horrores de uma Europa destruída, banhada pelo sangue de milhões de inocentes, a única solução encontrada por muitas famílias foi a fuga para o Brasil. Mas para chegar a América do Sul os imigrantes passaram por toda sorte de privações e dificuldade, desde a desvalorização de seus bens na Europa, até a chegada as terras brasileiras onde eles foram surpreendidos com o calor de um país tropical , diferente do frio da europeu.
Nessa fuga para o Brasil vieram europeus, alemães e italianos que se encontraram com o índio, embora já civilizado mesmo assim amedrontava os imigrantes. E assim na dura fase do pós-guerra, chegava em Colatina uma caravana de imigrantes, coordenada pelo senhor Bertolo Malacarne, ele havia recebido a missão de desbravar o Norte daquela região, (hoje São Gabriel); o objetivo era formar um patrimônio que serviria como ponto estratégico para continuar sua árdua missão.
A caravana montou acampamento em uma mata ocupada por índios botocudos que habitavam por aqui, esse lugar hoje é o bairro Cachoeira da Onça. Mas a luta pela colonização estava apenas começando, um surto de impaludismo e malária veio para dificultar os planos do desbravador, eles então foram mais ao norte, chegando as margens de um córrego, onde a terrfértil alimentava a esperança de um povo sofrido que sonhava com a formação de um vilarejo.

Emancipação

Em 20 de agosto de 1962 a indicação assinada pelos vereadores Eduardo Glazar, José Policarpo (Mineirinho) e Raulino Costa, na Câmara de Colatina (foto acima) pedia a emancipação de São Gabriel. Uma comissão liderada por Glazar foi montada para ajudar na articulação com o prefeito de Colatina e os demais vereadores, pois havia resistência em emancipar a Vila de São Gabriel; nela participaram os senhores Sebastião Pereira do Nascimento (Tatão), Romeo Joaquim de Souza, Antônio Guerra, Alberto Antônio da Silva, Antônio Genelhú e Ely Cardoso.
Um mês depois, a indicação foi aprovada, e em 02 de novembro através da Lei 1.837/63 a Assembleia Legislativa aprovou a criação do município de São Gabriel da Palha no dia 21 de fevereiro emancipando São Gabriel de Colatina, o ato de instalação porém foi feito em 14 de maio de 1963, na época o Governador do Estado era o senhor Francisco Lacerda de Aguiar (Chiquinho); ali se consolidava o sonho de Bertolo Malacarne.

Conheça mais sobre São Gabriel da Palha através do link  https://saogabriel.es.gov.br/quem-somos

Fontes: Internet, Wikipedia e Site Oficial da Prefeitura da Cidade

 

 
 

Topo

Página Inicial